top of page

CELINA CHARLIER

 

A flautista paulistana Celina Charlier é professora titular de flauta e música de câmara da New York University Abu Dhabi. Formada em flauta transversal e flauta doce pela Escola Municipal de Música de São Paulo, Bacharel em Flauta Transversal pela UNESP, Mestre em Flauta Transversal e PhD em Flauta Transversal pela New York University. Celina tem se apresentado profissionalmente desde 1989, como solista, camerista e musicista de orquestra: concertos sinfônicos, recitais de música de câmara, solos com orquestras e bandas sinfônicas, recitais de flauta solo, ópera, teatro musical, ballet, música popular, recitais didáticos para crianças, música incidental para teatro e filmes mudos, colaborações multimídia e concertos colaborativos  simultâneos em até 5 países em tempo real através da Internet2, gravações de trilhas de filme, role playing game e jingles.

Seu repertório abarca da Música Antiga à música contemporânea de vanguarda, tendo tocado mais de 60 estreias mundiais de músicas compostas para ela por compositores brasileiros, americanos, europeus e asiáticos. Celina gravou 4 CDs: “Villani in the Village” e “Duo Charlier-Peiris Plays VILLANI 80”, dedicados à música de Edmundo Villani-Côrtes, gravados ao vivo em Nova York; “Telemann Gem Session”, CD duplo com a integral das Sonatas Canônicas de G.Ph.Telemann, incluindo um CD com apenas uma flauta (tipo “minus one”); e “Dia de Lua”, CD de canções românticas de Marcio Miele, com voz, flauta e violão.

Radicada há 16 anos em Nova York, Celina mantém intensa carreira como concertista, tocando nos Estados Unidos, Brasil, Argentina, México, Itália, França, Malta, Suíça, Emirados Árabes Unidos e Sri Lanka. Paralelamente aos concertos, Celina também trabalha como arranjadora, regente e professora. De 2011 ao início de 2015, foi a professora responsável por criar e implementar todo o programa de música da New York University Abu Dhabi (NYUAD), a primeira universidade global. Em reconhecimento a este trabalho, a NYUAD deu a Celina um ano sabático para ela tocar mundo afora representando a universidade. Sua turnê deste ano inclui concertos e gravações no Brasil, Estados Unidos, Sri Lanka, México, França e Canadá.

bottom of page